-
Arquitetos: Otta Albernaz Arquitetura
- Área: 372 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Eduardo Simabuguro Albernaz
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alfa Marmoraria, Indusparquet, Palimanan, Portobello, REHAU, Reca Atelier, SCA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida em um cenário bucólico de mata atlântica, a Residência MP foi projetada para um casal jovem com três filhos com intenção em revigorar a qualidade de vida e promover o convívio entre os familiares.
A fachada discreta e privativa resguarda um interior convidativo e dinâmico. A implantação do programa de necessidades acomodou-se suavemente no declive acentuado da topografia, com intenção de maximizar e respeitar as características naturais do terreno.
Ao acessar a residência encontra-se o hall de distribuição vertical que, aproveitando o pé direito duplo, é balizado através de uma estante personalizada em marcenaria. A configuração espacial permite, portanto, setorizar os espaços íntimo, social e de serviço.
No pavimento térreo, no nível da rua, está posicionada a área íntima para melhor aproveitamento do sol nascente e a vista panorâmica. No entanto, essa zona é reservada do exterior através da utilização do pano de Cobogó (elemento vazado em concreto), filtrando e conservando a iluminação e ventilação natural. Além disso, consolida a linguagem arquitetônica da fachada dos fundos como um dos pontos focais do projeto.
Já na área social e de serviço, organizadas no nível inferior, quando a casa encosta no terreno natural, o desenvolvimento do programa foi elaborado para que os moradores pudessem aproveitar do ambiente familiar. Com segurança e praticidade, essa relação é ainda acentuada através do contato com a natureza e a área de lazer externa.
A planta integrada, os grandes panos de vidro e as portas internas de correr, permitiram com que todos os ambientes contivessem vista para os jardins externos, potencializando a ventilação cruzada e uma excelente iluminação natural no interior da edificação. Essa relação, tanto física quanto visual dos espaços internos e externos, aprimora também o entretenimento com os pequenos moradores.
A seleção dos materiais de acabamento permeia o conceito de praticidade, conforto e unidade visual. Na área social predominam os cerâmicos com matiz em cimento queimado, geométricos e retros, contrastando com os tijolos de demolição. Na área íntima especificamos a madeira natural cumaru e na área de lazer pedra natural Hijau bruta.